sexta-feira, 5 de junho de 2009

Patrões Atacam Cipeiros da Conlutas em Pernambuco

Depois de demitirem por “Justa Causa” o companheiro Amaro, trabalhador das industrias de alimentos Pilar Cipeiro e membro da comissão de fábrica, os trabalhadores Metalúrgicos das Industrias de Base Codistil do Nordeste sofreram um grande golpe.

Nesta Segunda-Feira, 18 de Maio, o companheiro Renato Correia membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Codistil foi demitido por “justa causa”.

Renato foi o cipeiro mais eleito na última eleição e há muito tempo já vinha sendo perseguido pela empresa. Os trabalhadores votaram em Renato para este poder defender os direitos básicos da peãozada e zelar pela, segurança e saúde do trabalhador.

A Codistil é uma empresa do Grupo Dedini, uma das maiores fabricantes de equipamentos para o setor do sucro alcooleiro, industria de celuloses e cervejarias. No entanto na Codistil do Nordeste empresa de caldeiraria pesada, não da as mínimas condições de conforto para os trabalhadores.

São vários galpões com telhas quebradas e neste período de grandes chuvas no nordeste, os operários trabalham soldando, com esmerilhadeira e diversas maquinas elétricas debaixo de goteiras. Outro grande problema é o vestiário onde a peãozada, troca de roupa e toma banho, mais de 400 trabalhadores usam um vestiário feito para 100 trabalhadores.

A codistil é uma empresa de grande risco, há pouco mais de 2 anos tivemos um companheiro morto depois que uma empilhadeira esmagou seu crânio, no ano passado tivemos um acidente com 2 (dois) companheiros que depois de uma pancada na cabeça ficaram inconscientes com suspeita de traumatismo craniano.

Além de tudo isso existe uma grande indignação por questões econômicas salários, plano de saúde e etc. a empresa fez recentemente grandes contratos com a Petrobras para fabricar equipamentos para destilarias, e com a venezuelana PDVSA onde construir uma destilaria de etanol completa para o país de Hugo chavez.

Não é a primeira vez que a Codistil age desta maneira, por duas vez demitiu o dirigente sindical da CUT e agora demitiu o companheiro da Conlutas Renato. Essa atitude sobre tudo é um ataque aos trabalhadores da empresa.

Nós da Conlutas varemos uma grande campanha para pela reintegração do companheiro Renato e contamos com o apoio da CUT e CTB, mais que um companheiro da Conlutas Renato é um Trabalhador e este é um momento de grande unidade entre a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário